3 sinais de que você escolheu um evento errado para expor!

Participar de Feiras & Eventos é uma excelente maneira de aproximar-se dos clientes e aumentar o faturamento, porém, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o local ideal para começar essa jornada!

Eu já vi muito evento furada por aí! E apesar de tentar ser imparcial nas minhas divulgações, muitas vezes vejo indícios comuns que não podem ser ignorados! Mas primeiro, gostaria de te lembrar que todo negócio e canal de vendas tem um risco. Quando resolvemos empreender, já precisamos saber avaliar até quando (ou quanto) podemos arriscar.

Esse post é para apurar o seu senso crítico e alertar você para que não caia nas armadilhas presentes nos eventos. Então vamos lá:

Dica número 1: Procure pesquisar o histórico da produção.

Organizar uma feira ou um evento não parece difícil. E devido a isso, muitas pessoas tem se aventurado achando que é dinheiro rápido e fácil. Por isso, antes de fechar uma Feira ou Evento, procure pesquisar sobre o Organizador/produtor, saber seu histórico, e mais importante do que tudo, pedir a ele para te mostrar sua estratégia de divulgação para atrair o público até o evento.

Há alguns anos, lembro de um casal de “produtores” que veio de outro estado e estavam organizando pequenas feiras em condomínios da zona sul do Rio de Janeiro. Houve um apelo enorme para atrair expositores, falando que o público da Feira era da classe A/B e portanto existia uma grande oportunidade de vendas. Como eles tinham várias datas e locais e divulgaram tudo praticamente ao mesmo tempo, as vagas rapidamente se esgotaram. Porém ao chegarem nos locais, os expositores perceberam que o movimento não era tão bom quando o informado pela produção. Aparentemente estavam esperando pelo movimento natural dos moradores até o play ou área da piscina.

Imaginou o final da história? Uma avalanche de pessoas reclamando dos eventos, querendo saber quem eram os produtores e muitos expositores pedindo o dinheiro de volta. Enfim, uma série de erros que poderiam ser evitados se os empreendedores fizessem uma pesquisa rápida sobre esses produtores. Atualmente a internet e as Redes Sociais nos ajudam muito nisso, não é mesmo?

Dica número 2: Avalie se o evento realmente vale o preço que estão pedindo.

Que as Feiras e eventos estão cada vez mais caros, todo mundo sabe disso. Foi-se o tempo, pelo menos aqui em minha cidade, que conseguíamos participar de alguma feira pagando, 15 ou 20 reais por dia.

Agora, você consegue entender os gastos que giram em torno de um evento? Então já sabe identificar quando estão te cobrando suficiente ou quando estão cobrando mais? É claro não estou aqui para colocar preço no trabalho de ninguém, muito menos no do produtor. Sei que os gastos são muitos e que quase sempre ninguém pões na ponta do lápis, itens como tempo, combustível, taxas, marketing, decoração, tecnologia e etc… Porém, você já consegue notar pelo Briefing/Apresentação do evento o quanto ele irá custar no mínimo para expor (considerando ser um evento sem patrocínio).

Dica número 3: Pesquise O PÚBLICO do evento para ver se condiz com o público da sua marca!

Sim, atualmente os eventos possuem uma curadoria para avaliar se a marca tem a ver com o evento. Essa filtragem é feita justamente porque os produtores já conhecem seu público então precisam selecionar produtos que serão notados e garantir que o evento será um sucesso, tanto para os expositores quanto para o próprio público.

Então pensando nisso, por que você mesmo também não faz uma curadoria para as participações na feira? Você pode E DEVE fazer essa filtragem, antes de escolher uma Feira/Evento para investir.

Imagina se você vende hambúrguer e vai fazer um evento vegano por exemplo? Ou se vende brinquedos infantis e se inscreve para participar de uma feira erótica? É claro que esses exemplos são absurdos já que teoricamente a curadoria não irá selecioná-los, mas você pode ter certeza de que muitos empreendedores não fazem esse estudo e acabam se inscrevendo em eventos onde o público não tem muito a ver com seu negócio! Lembre-se: esteja onde seu público está e para isso, você precisa realmente conhecer seus clientes.

Então, o que achou dessas dicas? Você fica de olho nesses pontos que citei aqui?

Você sabe que aqui, essa Guia que vos fala, estuda, pesquisa e tá sempre ligada nos eventos que acontecem no Rio de Janeiro. Dá uma olhada em nossas Redes Sociais que eu divulgo as feiras e eventos que estão rolando, assim fica mais fácil para você escolher. Tudo em um só lugar!

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