A tecnologia veio para tornar nosso cotidiano cada vez fácil. Hoje, com a variedade de aplicativos disponíveis para download nas principais lojas (Apple Store e Google Play), fica praticamente impossível não ter vários instalados em nosso smartphone. São aplicativos que vão desde o controle da saúde até outros para organizar as despesas ou tarefas do dia a dia.
Porém você já parou pra pensar em quantos realmente são necessários para seu negócio? Ainda mais quando trata-se de feiras e eventos?
Então, por isso eu separei 6 que são indispensáveis para quem tem um negócio e participa de feiras e eventos.
“Mas Iza, eu não tenho espaço no meu celularl!” Gente, tudo bem, nem sempre conseguiremos ter as condições ideais para trabalhar. Este artigo é uma dica, um direcionamento, para você focar em aplicativos que realmente te ajudarão na jornada de expor em feiras e eventos. Não se sinta obrigado (a) a baixar minhas sugestões. Se para você, as anotações no caderninho funcionam, continue no seu ritmo. Cada um tem um jeito de trabalhar e isso é ótimo! Mas se no seu caso, você baixa um monte de aplicativos e depois fica perdida sem nem saber porque instalou este artigo é pra você!
- Color Note
O Color Note é um app leve e fácil de mexer. Ele serve para você criar listas de tarefas ou textos e salvar, inclusive mudando as cores e compartilhando com outras pessoas. Ele ajuda muito, nos insights que tenho durante o dia e nas anotações mais cotidianas, como uma lista de compras, por exemplo. E a vantagem é que dá para sincronizar com vários aparelhos! Existem outros similares a ele (como por exemplo o Evernote que eu também adoro!), porém o Color Note, ainda ganha no quesito facilidade. E no caso de participar de Feiras e Eventos, pode servir para você anotar dados dos clientes, lembretes sobre a concorrência ou idéias que você teve durante o dia!
- Redes Social (pelo menos as principais que seu negócio está)
Com certeza você já tem instalado os apps das suas Redes Sociais, pelo menos as principais (Facebook e Instagram), e ter as Redes Sociais de seu negócio logadas também quando você faz feiras e eventos é importante. E eu te dou 3 motivos: criar conexões com outros expositores, manter relações com o público que passa pela sua barraca (seja quem comprou ou não!) e criar material para postagens (seja com fotos ou áudios ou vídeos). Então faça Lives, Stories, crie para publicações posteriores!
- Climatempo
Olha com certeza, com a instabilidade do clima em nosso país, é importante ter em mãos a informação do tempo. Existem outras opções como o Accuwather que podem ser acessados pelo app, pelo site e também em alguns casos, adicionar um Widget na área de trabalho do smartphone. Tenha esta funcionalidade para saber se vale a pena investir em um evento em certos períodos devido ao tempo.
- Agenda de Compromissos
Não tem necessidade de procurar muito sobre as agendas de compromisso. O próprio Google oferece esta funcionalidade para quem tem uma conta do Gmail. Você cria os compromissos, e o Google te manda notificações (seja no computador, tablet ou smartphone) para lembrar o compromisso. Você ainda pode convidar pessoas, por exemplo para reuniões e também funciona em vários dispositivos, facilitando o acesso! Agora, para você que tem agendadas várias feiras ou eventos, é maravilhoso, pois assim você pode se organizar de acordo com a sua agenda e programar lembretes para os compromissos, por exemplo: daqui a 5 dias participarei da feira tal, começar a produção 2 dias antes. E a agenda, 2 dias antes vai te lembrar de começar a produção! Simples e funcional assim!
- App do Banco Digital (tipo picpay ou pagseguro)
Hoje com o desenvolvimento do digital, as opções de pagamento também estão atualizando. Ter o app do seu banco em mãos, facilita o recebimento e a conferência dos pagamentos via PIX. Ou então você pode mandar um link de pagamento para o cliente pagar pelo cartão, essas facilidades na hora da venda, são maravilhosas, e o cliente quer mais é agilidade para pagar! Tenha essa opção para garantir a venda! Eu aqui uso o PicPay (se você ainda não tem, clica aqui, o cadastro é simples e gratuito!) e o PagSeguro (que tem opção de maquininha ou de venda online, com envio do link para o cliente pagar no crédito, clica aqui para se cadastrar).
- Controle de Vendas
Ter um app simples de controle de vendas é fundamental. Não precisa ter vários formatos, ou várias funções. Só precisa ter um local para você anotar o estoque e as vendas do dia. Depois para avaliar o resultado do evento, desta forma fica bem mais fácil! Eu falo no meu curso (clique aqui para saber mais sobre Venda em Feiras e Eventos) sobre essa avaliação de resultados. É claro que há quem goste do caderninho e tudo bem! Assim como falei no início, cada um tem sua organização. Mas quando você perceber a vantagem e facilidade de ter um app para anotar rapidamente o que foi vendido, você com certeza vai aposentar o caderninho!
Essas dicas foram para ajudar o dia a dia do expositor, na correria das feiras e eventos! Você pode facilitar certas tarefas com o uso do seu smartphone. Então pegue essas dicas e use-as, me conte nos comentários qual outro app você usa e que te ajuda muito no dia a dia como empreendedor!