Para cada negócio, um calendário de vendas.
Independente do segmento, nicho, produto ou do canal de vendas, existe sempre uma equipe de marketing capaz de criar uma campanha para atrair e conquistar clientes até a venda. E muitas vezes essas campanhas acompanham nosso calendário de festas: carnaval, páscoa, dia das mães, dos namorados, festa junina…
Trabalhei durante 3 anos em uma grande empresa de locação de equipamentos para construção civil e todo o mês de dezembro, eles mandavam o planejamento anual, com todas as campanhas de vendas que deveriam ser desenvolvidas pelas lojas no próximo ano. É como eu disse, não se trata de segmento ou do tamanho do negócio, trata-se de querer ter mais resultados!
Em Feiras e Eventos não é diferente. Não é porque você é um pequeno empreendedor que não deve se preocupar com isso. Sim você deve! Aproveite o nosso calendário de comemorações anuais para vender mais, eu vou te explicar como, continue lendo.
Um dos maiores erros que vejo, quando você se propõe a participar de feiras e eventos para vender seus produtos, é ver o expositor esperar sentado os clientes virem até sua barraca!
Vou te dar um exemplo básico: digamos que estamos próximos do carnaval e você vende bijuterias. Vai participar de uma feira de bairro, então o público é bem diferenciado. Você tem uma idéia de enfeitar sua barraca com itens e acessórios de carnaval bem coloridos, coloca um espelho bem grande para criar um espaço para tirar fotos para as Redes Sociais. Deixa alguns itens da última coleção com uma placa bem grande de “Queima TOTAL”! Sim, seu público adora essas palavras, liquidação, descontos… Espera com essa ação, zerar seu estoque de itens parados e gerar mais conexão nas redes sociais. Pronto, está ai montada sua campanha de carnaval.
É claro que isso foi o resumo do resumo de como se faz uma campanha, mas quero que você perceba que usando um calendário de festas anual você já consegue criar suas campanhas para vender mais nas Feiras e Eventos. Isso porque o público já está com o sentimento de compra de acordo com o calendário. Fora o calendário de datas especiais ainda temos o calendário com datas pessoais suas. São muitas possibilidades que você pode explorar.
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Imagina, por exemplo aproveitar o dia da gratidão que é em 06/01 e mandar para todos os seus clientes um cupom de desconto para o mês de janeiro, como agradecimento pela parceria no ano que se passou? Ou então aproveitar o dia 14/02 que o dia do amor, e incentivar uma troca de presentes entre os casais, oferecendo uma condição especial para compras nos eventos? Como te falei, se você parar e olhar o calendário de datas comemorativas você já terá bastante idéias para criar suas campanhas, disso eu tenho certeza!
Segue sugestão de comemorações especiais durante o ano:
JANEIRO: ANO NOVO, VIDA NOVA
FEVEREIRO: CARNAVAL
MARÇO: MÊS DA MULHER
ABRIL: PÁSCOA
MAIO: DIA DAS MÃES
JUNHO: DIA DOS NAMORADOS
JULHO: FÉRIAS ESCOLARES
AGOSTO: DIA DOS PAIS
SETEMBRO: PRIMAVERA
OUTUBRO: DIA DAS CRIANÇAS
NOVEMBRO: EMPREENDEDORISMO FEMININO
DEZEMBRO: NATAL
Agora que você já se inspirou para criar sua campanha, que tal organizar as idéias e desenvolver algo bem legal para a próxima feira?