Na era do empreendedorismo digital, grande parte das pessoas quando pensam em abrir um negócio informal pensam em iniciar pela internet. Até mesmo pelo custo baixíssimo (sim, dá pra começar com zero de investimento) e pela visibilidade das Redes Sociais, parece ser a princípio a melhor escolha.
Porém é importante lembrar que sem um planejamento do negócio isso tudo pode não ter resultados muito animadores. O caminho orgânico pela internet pode ser (e na maioria das vezes é) muito devagar, o que acaba desmotivando grande parte das pessoas logo no início!
O que muitos esquecem é que desde a idade Média, já existia uma forma de venda mais rápida e prática e que trazia o sustento de várias famílias que produziam seus próprios produtos para venda ou até mesmo revenda. Sim, estou falando das Feiras livres.
As Feiras livres são locais de comercialização de produtos diversos, grande parte deles alimentícios, que podem ser produzidos pelo Feirante ou trazidos de outras cidades e até estados e países por eles.
Cada município dispõe de uma legislação própria para este tipo de comércio. E ao longo do tempo, essas feiras foram expandindo-se, trazendo mais opções de produtos e até de tamanho, estrutura, motivo e preço para o público!
Aqui no Brasil, as Feiras já estão em nossa cultura. É comum passear com a família no domingo e comprar um peixe fresco para o almoço e depois comer aquele pastel com caldo de cana. Ou então ao viajar, valorizar o artesanato local, conhecendo peças novas e originais e levando de lembrança para a família e amigos. Várias cidades possuem feiras que de tão grande, já viraram mercado ou grandes eventos culturais, que envolvem toda a comunidade e oferecem bons produtos e ótimas oportunidades de compras. No Rio de Janeiro, tem a Feira Hippie de Ipanema, conhecida por seus artistas plásticos. Em Natal, tem a Feira do Alecrim que já é considerada patrimônio imaterial do RN, com mais de 500 feirantes distribuídos com seus produtos alimentícios. Em Belo Horizonte tem a maior Feira de Arte e Artesanato da América Latina, com mais de 3000 expositores.
As feiras são, portanto, um ótimo canal de vendas para se começar ou expandir um negócio também. É claro que, antes é preciso conhecer bem seu negócio, seus produtos, seu público e entender se este é o canal ideal. Mas uma coisa é certa: as Feiras livres e de artesanato são excelentes pois atraem um público comprador constante, seja de moradores da cidade ou de turistas. E por isso é uma oportunidade tão atraente para as vendas.
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Você como empreendedor precisa conhecer as possibilidades que o mercado oferece, para assim escolher o melhor caminho para seu negócio. E não pense que um caminho só é possível. Você pode sim, encontrar vários canais de vendas para sua marca, seja eles físicos ou online. Conheça, estude, veja o que mais há no mercado, estude sua concorrência e escolha com estratégia o melhor momento para iniciar em cada um. Você pode começar em feiras e expandir com o tempo para uma loja física ou paralelamente com as vendas online. Tudo depende do seu planejamento.